Golpes Digitais crescem assustadoramente no Brasil, você sabe como se proteger?

É fato que a tecnologia tem facilitado a vida de todos e criado maior dependência de como interagimos com as novas tecnologia.

Os avanços trazem muita vantagens, porém também aumentam os riscos e a criatividade dos golpistas, que estão cada vez mais ousados, e na contramão da ousadia, pois a simplicidade nos golpes tem funcionado muito bem.

E como se proteger? Procure contéudos, cursos para ter o básico de Letramento Digital, mas afinal o que é isso?, uma definição é “O letramento digital é a capacidade de uma pessoa usar tecnologias e seus recursos de maneira consciente, para não perder o costume gosto de fazer referência a pensadores, diz Benjamin Disraeli “Termos consciência de sermos ignorantes é um grande passo para o conhecimento.”

Com esse olhar de humildade, e buscando conhecimento você desperta para os riscos de exposição na internet, como também consegue identificar informações falsas, principalmente as que possam induzir aos golpes.

Uma pesquisa inédita realizada pelo C6 Bank em parceria com o Ipec revelou que quase sete em cada 10 brasileiros (68%) mudaram pelo menos um comportamento em relação às transações na internet e redes sociais, para se proteger contra golpes. Entre as mudanças mais comuns adotadas por esse grupo, o cuidado com links recebidos por SMS, e-mail ou redes sociais aparece em primeiro lugar: 83% passaram a abrir apenas links confiáveis.

No que se refere a transações financeiras, entre os entrevistados que afirmaram ter mudado o comportamento, 38% passaram a configurar limites para transações bancárias, como o Pix em horários noturnos. Para tornar o acesso às contas e perfis mais seguro, 35% relatam ter apagado senhas armazenadas no bloco de notas do celular ou em conversas como as do WhatsApp, e 48% alteraram suas senhas para torná-las mais fortes, combinando letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números, por exemplo.

Para o head de cibersegurança do C6 Bank, José Luiz Santana, a pesquisa sugere que o letramento digital está avançando no país, o que é crucial para a proteção das informações pessoais e financeiras.

Segundo ele, o primeiro passo para se blindar de golpes digitais é entender a importância de cuidar das senhas, já que elas são a primeira camada de proteção de informações pessoais e financeiras. “Compartilhar ou anotar qualquer senha ou repetir a mesma combinação para diferentes serviços são práticas comuns que devem ser abandonadas”, afirma.

Quando se trata de golpes financeiros, a pesquisa revelou que os brasileiros estão cada vez mais atentos às táticas dos golpistas. Segundo o levantamento, 90% dos entrevistados sabem que um banco não pode enviar um motoboy em casa para retirar seu cartão de crédito, e 93% afirmam saber que não é permitido que um representante do banco ligue pedindo a senha da conta ou do cartão.

Ainda assim, o levantamento mostrou que uma parcela significativa dos entrevistados desconhece informações que poderiam poupá-los de golpes. Ao serem questionados se o representante de um banco ou outra instituição financeira pode ligar para o seu telefone e perguntar o código que foi enviado por mensagem de texto ou e-mail, 17% acreditam que sim ou não souberam responder. Outros 58% não sabem reconhecer um boleto falso, golpe ainda comum no país. Em um boleto bancário, os três primeiros dígitos representam o número do banco e os últimos, o valor a ser pago.

O especialista em cibersegurança do C6 Bank reforça a importância de as pessoas desenvolverem habilidades de letramento digital para se protegerem. “É preciso ter muito cuidado com interações online, porque o suposto anonimato da internet propicia a ação de criminosos. Antes de trocar informações com um contato virtual, por exemplo, é fundamental se certificar de que essa pessoa existe e é quem diz ser.”

A pesquisa do C6 Bank/Ipec foi realizada entre os dias 7 e 16 de fevereiro, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2 mil pessoas das classes ABC, com acesso à internet e maiores de 16 anos.

A Eduka7, está preparando Nano cursos de Letramento Digital para mês de Maio afim de colaborar com letramento digital do população, fiquem ligados!

Fraterno Abraço

Segurança Cibernética – Previnir é melhor do que Remediar

Nós profissionais da área de Segurança Cibernética, temos uma única certeza que cedo ou tarde seremos atacados! É assustador? Para alguns sim, mas para[...]

Parcerias – Quer ser o próximo Robinson Crusoé?

Novo ano, novas perspectivas assim a Eduka7 começa 2025 com pé no acelerador! Acelerar é preciso, mas bem acompanhado é sempre melhor, não é?[...]

Em busca da Antifragilidade em Cibersegurança

Conheço muitos profissionais de tecnologia que vivem imersos na “BOLHA” do mundo Tech e por muitos anos eu também fui um desses, repleto de[...]