Parcerias – Quer ser o próximo Robinson Crusoé?

Novo ano, novas perspectivas assim a Eduka7 começa 2025 com pé no acelerador!

Acelerar é preciso, mas bem acompanhado é sempre melhor, não é? Afinal ninguém ou nenhuma empresa é capaz de construir algo grandioso sozinho!

Agradecer pelo ano de 2024 que foi intenso repleto de novidades, sendo o ano da minha primeira aparição na Record no programa Batalha das Startups do Janguiê Diniz , da minha primeira participação no Web Summit Portugal em Lisboa com a comitiva da ApexBrasil , e tão importante quanto a conclusão de parcerias estratégicas com empresas nacionais e internacionais (Aguardem só mais alguns dias já vamos anunciar! :), por favor rs)

Abaixo destaco as principais vantagens de parcerias de valor.

  1. Os Opostos se Atraem? Num mercado cada vez mais competitivo, para não dizer canibal, as alianças estratégicas podem ser o que separa o sucesso do fracasso. Uma parceria bem estruturada dá mais fôlego e resiliência para lidar com os desafios. Quando unimos forças, criamos um posicionamento mais forte, seja pela qualidade do produto, pelo atendimento ou até pelo impacto de uma campanha conjunta. Imagine dois concorrentes diretos se unindo para criar algo exclusivo, quem se lembra do acordo da Ford e Volkswagen na criação da Autolatina? A ideia pode parecer ousada, mas funcionou bem à época. Assim, é possível conquistar clientes que antes estavam divididos, além de ganhar relevância no mercado..
  2. Dividir para Multiplicar? – Essa é a lógica por trás de reduzir custos e riscos, nós empreendedores sabemos que empreender sozinho é como carregar uma mochila cheia de pedras o peso está todo nas suas costas, eu já vivi essa experiência e não recomendo. Ao definir uma boa parceria, existe a possibilidade de dividir os custos, o que alivia o caixa da empresa e permite investir em mais frentes. Seja no desenvolvimento de um produto, no marketing ou em infraestrutura, dividir despesas faz uma diferença enorme. E o mesmo vale para os riscos. Lembra daquela ideia inovadora que você tinha medo de testar? Agora, com o apoio de uma empresa parceira, o impacto de um eventual erro é menor, o que dá mais liberdade para experimentar. É uma forma de apostar alto.
  3. A grama do vizinho é mais verde? Ao trazer parceiros estratégicos você terá visões diferentes do seu negócio, o que é muito enriquecedor, pois cada parceiro traz uma perspectiva única, e é aí que a mágica acontece. Esteja aberto para troca de ideias, metodologias e experiências, assim você cria um ambiente perfeito para inovação. Você poderá ter validação externa de pontos que você talvez não tivesse notado, tanto negativos como positivos, assim essa colaboração também pode ser um incentivo para desafiar o “status quo”. Vocês podem criar algo que nenhum dos dois faria sozinho, e isso é um diferencial competitivo imenso.

Afinal, fazer parcerias estratégicas com empresas que complementam seu portfólio de produtos/serviços é vital na minha opinião para escalar qualquer negócio, mas o critério para escolha é a chave de sucesso para uma parceria longeva.

E você querido(a) assinante já tem seus parceiros ideais? Se sim, parabéns preserve-os e crie laços ainda mais fortes! Se não, mexa-se enquanto há tempo e busque-os o quanto antes! Se não sabe por onde começar vou compartilhar algumas dicas que podem te ajudar a descobrir onde eles estão e como estabelecer as parcerias!

  1. Tenha uma visão estratégica do seu negócio, no mercado em que sua empresa está inserida, quais são suas principais necessidades? Escreva no máximo três, e associe os parceiros as necessidades recomendo também três parceiros por necessidades, considerados ideais para atingir seus objetivos, lembre-se de evitar cair na armadilha de criar várias necessidades secundárias separe apenas o que é essencial.
  2. Networking, com as necessidades e empresas identificadas, agora é hora de verificar seu poder de penetração nessas empresas, se há conhecidos que trabalham em cargos de liderança, ou mesmo se você possui algum colega em comum que toparia lhe fazer uma introdução à pessoa chave da parceria proposta. Vale lembrar que Networking, está longe de ser o número de conexões no LinkedIN, curtidas em redes sociais e sim, poder de conexão genuína, empatia e reciprocidade que você tem com as pessoas, talvez esse artigo o faça refletir sobre como você tem cuidado dos seus relacionamentos.
  3. Propósito Principal ou como chamo carinhosamente de PP, é fundamental definir com muita clareza e comunicá-lo bem deixando evidente o que cada parte ganhará com a parceria, pode parecer óbvio, mas já vi muitos casos e eu inclusive já negligenciei termos no PP, que me deram dor de cabeça, afinal de contas o ditado popular é “errando que aprende”, cai como uma luva. Outro item vital para uma boa parceria é estabelecer metas temporais e quantitativas, afinal de contas todos investem tempo, recursos humanos, dinheiro,etc

Reflitam, e escolham bem seus parceiros baseados na estratégia e valores complementares!

A Eduka7 inicia o ano bem, com pé direito no acelerador! pisando fundo é claro rs.

Até a próxima

Fraterno abraço

Segurança Cibernética – Previnir é melhor do que Remediar

Nós profissionais da área de Segurança Cibernética, temos uma única certeza que cedo ou tarde seremos atacados! É assustador? Para alguns sim, mas para[...]

Parcerias – Quer ser o próximo Robinson Crusoé?

Novo ano, novas perspectivas assim a Eduka7 começa 2025 com pé no acelerador! Acelerar é preciso, mas bem acompanhado é sempre melhor, não é?[...]

Em busca da Antifragilidade em Cibersegurança

Conheço muitos profissionais de tecnologia que vivem imersos na “BOLHA” do mundo Tech e por muitos anos eu também fui um desses, repleto de[...]