Os pontos cegos para quem não é de Tech
Sabemos que a tecnologia faz parte da nossa vida, acredito que isso não é novidade pra ninguém, Steve Jobs fundador da Apple, inovou com lançamento do conceito de smartphones e loja de aplicativos mais especificamente o IPHONE e a Apple Store que mudou nossa realidade e interação com os celulares não é mesmo?
Falando de mercado de trabalho, muitas profissões estão desaparecendo e outras se tornando ainda mais relevantes, hoje em dia, é raro uma atividade que não envolva o uso de computadores, dispositivos ou ferramentas digitais, como toda a avalanche de inovações vemos as empresas e mercado de tecnologia criar novas áreas e oportunidades de trabalho para quem está disposto a trabalhar no setor, vou destacar as três principais áreas de crescimento e demanda por profissionais.
Segurança da Informação
Área muito aquecida, é uma das melhores áreas de tecnologia no que se refere às oportunidades de emprego. Seu principal objetivo é proteger a rede (programas, sistemas operacionais e equipamentos), evitando ataques de cibernéticos.
Como as empresas trabalham com grandes quantidades de dados estratégicos e confidenciais, o papel do profissional de segurança da informação é essencial, ele é uma espécie de “Guardião” que tem a missão de reduzir os riscos de ataques a um ponto aceitável, dentre atividades de sua função destaca-se a realização de testes de possíveis invasões , o monitoramento 24×7 do uso inadequado dos recursos disponíveis e de respostas a tentativas de invasão, bem como a manutenção preventiva e definição das normas de uso das ferramentas computacionais da empresa.
Esse profissional deve detectar vulnerabilidades, realizar auditorias e controlar o processo para verificar se as políticas e medidas de segurança da informação estão adequadas, o que chamamos de governança de segurança da informação, mas isso é um assunto para outro artigo 😊
Computação em nuvem (Cloud Computing)
A computação em nuvem é uma realidade cada vez mais comum em empresas de diversos segmentos, com a pandemia do COVID-19, muitas organizações que estavam com seus sistemas em nuvem tiveram uma transição mais tranquila para o trabalho remoto, já as demais que precisaram adaptar seus sistemas on-premisses “locais” ou fazer a transição encontraram muitas dificuldades na migração “As pressas” para Nuvem.
A computação em Nuvem possibilita que as organizações tenham maior agilidade, pois foram criadas para dar maior flexibilidade ao crescimento e pode computacional, e possibilitam que as organizações possam crescer e se destacar ao usar esse modelo de computação em seus negócios, há diversos provedores de Nuvem no mercado e destacamos o principais; Amazon (AWS), Microsoft (Azure), Google Cloud, IBM Cloud e Oracle Cloud entre outros
Gosto de chamar o profissional de Cloud de “Coringa” 😊, me reservo a esse direito pois sou da área há décadas e já vi muita coisa acontecer no mercado de Tecnologia, e gosto de apelido pois o Coringa é o estrategista, já que a Nuvem é a área meio na arquitetura moderna de tecnologia, sendo assim trata-se de um profissional extremamente requisitado nas empresas agora e nos próximos anos. O Coringa deve ter a habilidade de planejar, direcionar e executar as capacidades de armazenamento e processamento de dados na Nuvem, para garantir a agilidade nos negócios das empresas.
Nosso Coringa, é o elo e trabalha muito próximo das outras áreas de tecnologia, como Desenvolvedores, Analistas de Segurança da Informação, Analistas de Dados e Especialistas de Inteligência Artificial, entre outros, pois é o provedor da infraestrutura necessária para que tudo e todos executem com maestria seu trabalho.
Analista de Dados
Adoro aquela frase ancestral que resume muito bem, a importância deste profissional “INFORMAÇÃO É PODER”, foi é e continuará sendo no futuro. O Analista de Dados está entre as áreas mais promissoras para os profissionais de tecnologia conhecida como Big Data “Grande Dados” em tradução literal. Você pode imaginar que na internet, há uma imensa quantidade de informações que nem sempre conseguimos compreender, é alimentada por todos lados com novos sites, blogs, sistemas abertos e claro redes sociais que geram petabytes de informações numa frequência cada vez menor. Com isso, surgiu a necessidade de um profissional especializado para organizar esse volume de dados de diferentes origens e sistemas, afim de organizar os dados de maneira eficiente para as empresas, traduzindo esses dados em insights para negócios, surge assim o Analista ou Cientista de Dados.
Esse profissional de maneira simplificada, trabalha na transformação de dados, números, imagens, dados não estruturados, planilhas em informações relevantes para o negócio. O perfil ideal para esse profissional é de quem goste de matemática e queira desenvolver-se em programação e tecnologia, noções de gestão e negócios também são muito desejáveis.
Atualmente os resultados dessas informações são aplicadas de maneira inteligente nas empresas o que chamamos de Business Intelligence (BI) ou numa tradução literal Inteligência de Negócios, um bom analista de dados pode assumir também esse papel ou ainda trabalhar com apoio de profissional mais dedicado ao business propriamente dito., pois o que as empresas buscam são vantagem competitiva em seu segmento.
É isso ai, pessoal espero que tenha ajudado vocês a entender melhor as “Hot áreas” de tecnologia! Até a próxima 😊
0 comentários