Hoje é dia de quebrar paradigmas sobre a tecnologia da informação, se você não é da área quando falamos em profissionais de tecnologia, talvez você pode ter imaginado aquela imagem de um Nerd ou Geek como são conhecidos os aficionados por tecnologia, uma boa referência é a série The Big Bang Theory disponível no Netflix, porém na vida real a história não é bem assim e vou compartilhar meu ponto de vista sobre esse tabu.
Vou aqui contar um pouco da minha própria história, quando ainda muito novo, isso faz bastante tempo (rs). Eu sempre fui muito curioso, sempre que ganhava um presente em sua maioria eletrônicos meus pais ficavam sempre muito atentos pois sabiam que cedo ou tarde eu os abriria para saber o que tinha dentro e claro o mais curioso era que eu obviamente não sabia montar novamente o que sempre resultava em duas situações 1) ou perdia de vez o brinquedo ou 2) algum tio ou primo mais velho tentava montá-lo novamente. Se você leu até aqui pode estar se perguntando que “raios” isso tem haver com tecnologia? A resposta direta é TUDO! E te explico o porquê… o predicado mais importante na minha opinião é a CURIOSIDADE, sim foi ela que ascendeu a chama por tecnologia.
.
Foi com 8 anos de idade ainda no meio da década de 80 “agora entreguei minha idade rs”, que tive o primeiro contato com um computador, era o TK-85 de 16kb de memória RAM, isso só pra você ter uma ideia não seria suficiente nem de processar uma simples foto do seu perfil de qualquer mídia social. Pode parecer um exagero, mas acredite não é não. Foi amor a primeira vista, quando me deparei com aquele computador pretinho com teclas macias ligado a uma TV Telefunken, nunca me esqueço que minha primeira reação foi eu quero digitar meu nome e dos meus amigos, meu primo Beto com sua paciência de Jó, deixou que eu além de digitar o que queria, copiasse algumas linhas de código de um programa em linguagem Basic da revista INPUT, referência na época! Aquele foi um dos dias mais incríveis da minha vida, a partir dali fiquei enlouquecido e ainda nas férias de meio de ano, escrevi minha carta para o Papai Noel e queria meu MSX HotBit da Sharp, recomendado pelo meu primo. Uma máquina com tela colorida não com uma pequena memória de apenas 16kb, mas sim 64kb e melhor com 16 cores loucura? não isso era um sonho para um menino que tinha um videogame Atari…. esse certamente foi Natal foi o mais longo da minha vida…
Enfim é Natal de 198x deixa pra lá, como tradicionalmente comemorávamos na casa da Vovó, só poderíamos abrir os presentes após a meia-noite, minha ansiedade só crescia, naquela noite nem comi a belíssima ceia… chegou a hora de abrir os presente e estava lá meu MSX Hotbit preto, moderno com MSX Basic instalado de fábrica, peguei minhas revistas Input, sim já tinha comprado alguns exemplares com minhas economias mesmo antes de saber se o Papai Noel me traria o tão espero presente… e o sonho se realizou!
Compartilhar minha história pessoal foi importante, para demostrar que a CURIOSIDADE, continua válida ainda hoje em dia como uma mola propulsora, sabemos que a tecnologia faz parte do dia a dia de todos, sem exceção, imaginar meu Avô em frente um computador há 30 anos seria uma utopia, hoje em dia isso felizmente não é mais verdade. A boa nova é que a tecnologia evoluiu tremendamente não preciso mencionar que minha máquina MSX de outrora não chega nem aos pés de qualquer smartphone por aí…
Felizmente não é mais necessário esperar dias para revista do mês chegar na banca para saber das últimas novidades, a Internet deixou TUDO nas pontas dos seus dedos, potencializou a aprendizagem a distância, vídeos, possibilitou as mentorias online, acesso a artigos e mais artigos de qualquer assunto, dicas de como criar Apps dos mais variados tipos, como esses presentes no seu celular, eles foram desenvolvidos por um time ou uma única pessoa, que não necessariamente é um gênio ou um matemático super lógico, mas sim uma ser humano como você com suas habilidades natas, mas principalmente a curiosidade de entender como essa “coisa” chamada computador funciona, assim basta você querer resolver algum problema, arregaçar as mangas e correr para o abraço.
Nós somos CURIOSOS por natureza uns mais outros menos, perceba seu nível de curiosidade confie na sua capacidade de aprender, compreender e reaprender, tenha claro que a tecnologia é e continuará sendo o MEIO e jamais o fim em si própria.
Espero que o mito da tecnologia tenha caído por terra definitivamente, ou pelo menos sua CURIOSISADE tenha sido provocada 😊
Fico por aqui um forte abraço e até a próxima.
0 comentários